quinta-feira, 7 de abril de 2016

Libertador - Um filme sobre a vida de Simón Bolívar

“Libertador” (The Liberator) retrata a impressionante história de Simón Bolívar, um herói que lutou contra o imperialismo espanhol que estava instaurado na América do Sul, no século XIX. Bolívar era venezuelano e ajudou a libertar da monarquia espanhola países como: Venezuela, Peru, Equador, Bolívia, Colômbia e Panamá.



Simon Bolívar é considerado um dos grandes mitos da história latino-americana, e basta irmos a alguns países vizinhos para enxergarmos pelas cidades diversas estátuas e monumentos em sua homenagem. Mas afinal, quem era esse homem que é tido como herói por boa parte da América? Contando um pouco da história desse líder revolucionário, O Libertador já pode ser considerado um grande marco na história do cinema venezuelano. O filme conta a vida de Simón Bolívar (1738 - 1830). Bolívar foi fundamental na luta da América Latina pela independência do Império Espanhol, e foi considerado um dos mais influentes políticos da história sul americana.

Em mais de cem batalhas, lutou Simón Bolivar contra o imperialismo espanhol que estava instaurado na América do Sul. O venezuelano promoveu campanhas militares em um território duas vezes maiores do que Alexandre, O Grande fez.Bolívar lutou em mais de 100 batalhas e percorreu mais de 12 mil quilômetros pela América, das terras quentes do norte do continente às geladas montanhas dos Andes. No começo do século 19, a Venezuela ainda era uma província do reino espanhol, fazendo parte de uma extensa área denominada Nova Granada, que comprimia desde o Peru até partes onde hoje é o Panamá.

A luta de Bolívar era justamente contra o império Espanhol, em nome da independência dessa imensa região. Ele queria uma América unida e livre de qualquer colonização, e por isso recebeu a alcunha de Libertador. Reunindo pessoas de diversas tribos e etnias, ele conseguiu formar um exército capaz de lutar de frente com as forças espanholas.

O filme começa mostrando o lado humano de Simon, um homem que era dono de vastas terras na região e que se apaixonou por Maria Teresa, duquesa espanhola, depois de ter ido à Europa para aprimorar seus estudos. Anos depois ele voltaria ao velho continente, onde decidiria de uma vez por todas que não descansaria enquanto não visse as terras da América livres do colonialismo.
Além dos esforços militares de Bolívar, “Libertador” também retrata fases de amor perdido e traições.

A primeira parte do filme mostra o lado família de Símon Bolívar e seu relacionamento apaixonado com a esposa, Maria Teresa (interpretada pela delicada Maria Valverde). Porém, tristes circunstâncias transformam a vida de Bolívar e um reencontro com seu antigo professor, em Paris, o coloca novamente no caminho revolucionário, do sonho de uma América do Sul independente.

Representante da Venezuela no Óscar de 2015, O Libertador já conseguiu uma façanha e tanto: ficar entre os nove finalistas ao prêmio de melhor filme estrangeiro. Com cenas extremamente realistas das batalhas, o filme é uma verdadeira superprodução e um dos filmes mais interessantes já feitos na América Latina. As atuações são excelentes, e o enredo segura o público até o fim, que sai do cinema admirado.

A história de Bolívar é repleta de contratempos e o filme não conseguiu percorrer todos eles com a dedicação necessária. Acredite se quiser, mas os 119 minutos de duração não bastaram. “Libertador” aborda brevemente as complicações da vida de Bolívar após se tornar um governante, mas a mensagem final do filme é tão nobre quanto a luta do personagem: existem algumas batalhas que valem a pena lutar.

Titulo: "Libertador" (The Liberator)
Direção: Alberto Arvelo
Ano: 2013
País: Venezuela/Espanha
Elenco: Édgar Ramírez, Danny Huston, Erich Wildpret e María Valverde

Torrent:  Libertador Torrent – DVDRip Dual Áudio (2013)

Nenhum comentário:

Postar um comentário