terça-feira, 12 de abril de 2016

A Revolução do Youtube

A 23 de Abril de 2005, o primeiro vídeo do Youtube, "Meet Me at the Zoo", com a participação do co-fundador Jawed Karim, foi carregado. Dez anos mais tarde, a plataforma de partilha de vídeos detém um poder que fez mudar o mundo - transformando a cultura pop, reescrevendo as regras da política, derrubando governos, redefinindo a natureza das notícias e expondo-nos a todos a coisas como "tweaking", "planking", Psy, Beiber e ao carro com o disfarce de tubarão no aspirador automático. Esta é a história de como tudo aconteceu numa única década.

A Revolução do Youtube por rededocumentarios

Quem quiser complementar o conhecimento sobre a plataforma do YouTube essa matéria do Tecmundo é excelente: YouTube: a revolução começou. Conhecer a história da plataforma que mudou a forma como as pessoas adquirem e propagam conhecimento na rede e no mundo real é determinante para o sucesso de todo historiador que queira ter sucesso usando a ferramenta.

Bem uma fez me perguntaram sobre o fim do professor e se ele seria substituído pelo vídeo/plataforma, o tal do "Professor YouTube" e diante disso vale se questionar:



DICAS PARA PRODUZIR VIDEOAULAS
CONTEÚDO: De acordo com os professores que usam o youtube como plataforma de divulgação de material educacional, é a parte mais importante de uma videoaula. Paulo Jubilut diz que leva uma semana estudando um tema e preparando o roteiro. Daniel Ferretto conta que a vantagem é poder passar definir a melhor maneira de explicar o conteúdo de uma só vez, ao contrário das aulas presenciais, em que há distrações por parte dos alunos e tempo é sempre fixo, em geral de 50 minutos.
ESTRUTURA: 'Não tem segredo', diz a professora Carla Garcia, que usa a sala de aula de seu curso como estúdio na hora de gravar. As cadeiras são empilhadas e um fundo verde (o chroma key) é preso na lousa para que, na hora da pós-produção, a logomarca seja inserida. Não é preciso começar investindo muito nos equipamentos, dizem os docentes. Ferretto começou filmando no próprio quarto. Jubilut usava a webcam do laptop. Segundo eles, primeiro é melhor garantir que o conteúdo das aulas seja bom e interessante.
DURAÇÃO: Os professores divergem nesse ponto. Jubilut cita estudos que dizem que a duração ideal é de apenas nove minutos, mas defende que aulas interessantes podem chegar a ter até 35 minutos sem perder a taxa de retenção dos espectadores. Para Ferretto, há muitas aulas boas com mais de uma hora de duração. Já Carla afirma que aulas com mais de 15 minutos fazem com que o estudante perca a atenção, principalmente na época do vestibular, em que há muita coisa a estudar.

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